CARNAVAL

TODOS OS ANOS, NA ÉPOCA DE CARNAVAL, A CIDADE DO RIO DE JANEIRO RESPIRA DURANTE CINCO DIAS UM INVEJÁVEL AR DE ALEGRIA. OS CARIOCAS ESQUECEM PROBLEMAS E OBRIGAÇÕES E RENDEM-SE AO GIGANTESCO ESPETÁCULO DE DANÇA E MAGIA.

O AUGE DA FESTA É O DESFILE DO GRUPO ESPECIAL NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ, ONDE DIVERSAS ESCOLAS DE SAMBA DISPUTAM ENTRE SI O TÍTULO DE CAMPEÃ DO CARNAVAL. SAMBA, CORES VIVAS, FANTASIAS ESPLENDIDAS E MULHERES BONITAS SÃO OS PRINCIPAIS INGREDIENTES DESTA DISPUTA GRANDIOSA.

A DATA DO CARNAVAL VARIA DE ANO PARA ANO EM FUNÇÃO DA PÁSCOA. GERALMENTE A FESTANÇA OCORRE ENTRE O FINAL DO MÊS DE FEVEREIRO E OS PRIMEIROS DIAS DE MARÇO. O INÍCIO OFICIAL DO CARNAVAL SEMPRE É EM UM SÁBADO E O TERMINO AO MEIO-DIA DA QUARTA-FEIRA SEGUINTE, CHAMADA DE "QUARTA-FEIRA DE CINZAS". ENTRETANTO MUITAS PESSOAS JÁ COMEÇAM OS FESTEJOS NA SEXTA-FEIRA. (DÃO CONTINUIDADE A FESTA, COM O DESFILE DAS CAMPEÃS DO CARNAVAL NO SÁBADO SEGUINTE AO DESFILE) DIZ-SE MUITO NO BRASIL QUE O ANO OFICIALMENTE SÓ COMEÇA APÓS O CARNAVAL.

DURANTE A MAIOR PARTE DA DÉCADA DE NOVENTA, O CARNAVAL FICOU REDUZIDO AOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA E AOS GRANDES BAILES EM CLUBES FECHADOS. O CONHECIDO E TRADICIONAL "CARNAVAL DE RUA", EM QUE AS PESSOAS BRINCAM ESPONTANEAMENTE SEM PAGAR ENTRADA, FORA ABANDONADO. NOS ÚLTIMOS ANOS, ENTRETANTO, ESSA FORMA DE FESTEJAR ESTÁ SENDO RECUPERADA.

O CARNAVAL TEM DIVERSAS ORIGENS POSSÍVEIS, QUE NOS LEVAM A MILHARES DE ANOS ANTES DE CRISTO. A PALAVRA CARNAVAL PODE TER A SUA ORIGEM NA EXPRESSÃO LATINA "CARRUM NOVALIS", UTILIZADA PELOS ROMANOS PARA ABRIREM SEUS FESTEJOS. OU TALVEZ NA PALAVRA "CARNELEVALE", QUE SIGNIFICA "ADEUS À CARNE", EM DIALETO MILANÊS, UMA REFERÊNCIA AO INÍCIO DA QUARESMA CRISTÃ.

 

 

Junior's Eventos - copyright© 2018|| Todos os direitos reservados